Realizar e acompanhar as inspeções de atendimento ao pós vendas nos clientes para a garantia da qualidade, tais como: inspeção de máquinas, componentes, materiais de desgastes, conjuntos montados, entre outros, conforme procedimento predefinido;
Planejar o acompanhamento técnico dos componentes e materiais rodantes vendidos pela empresa.
Emitir laudos, relatórios e fichas técnicas referente as atividades de acompanhamento de performance, inspeções de componentes, inspeções de máquinas, materiais rodante e atendimentos pós venda, afim de garantir o fluxo de informação.
Identificar e diagnosticar anomalias operacionais, e executar testes de funcionamento para avaliar o desempenho dos materiais rodantes em condições reais de operação.
Interpretar e opinar sobre desenhos técnicos e especificações de engenharia de maquinários e componentes comercalizados.
Interpretar especificações técnicas, manuais de fabricação e padrões de qualidade para garantir que os componentes atendam aos requisitos críticos de segurança e desempenho.
Garantir os registros de atividades via relatório padrão, rastreabilidade dos problemas identificados, ações corretivas tomadas, mesmo em ambientes externos e variáveis.
Fornecer orientação técnica e suporte ao cliente no que se refere à manutenção preventiva dos materiais e componentes comercializados da empresa.
Apoiar como mediador nas análises e tratativas das não conformidades direcionando as ações corretivas e preventivas, aplicando as metodologias de análise de solução de problemas, solucionando a causa raiz do problema;
Monitorar atividades técnicas de atendimento de campo, orientando colaboradores, analisando problemas sem precedentes e identificando soluções alternativas e inovadoras.
Conduzir reuniões com clientes, relacionados as FNC (Formulário de Não conformidade), realizando as tratativas técnicas no padrão Six Sigma, 8D ou ferramentas correspondentes, conforme procedimento predefinido;
Acompanhar e potencializar o atendimento de suporte ao pós vendas e reclamações em campo, atendendo as necessidades dos clientes;
Acompanhar a validação dos processos de homologação de produtos e de fornecedores em campo, apoiando na preparação de treinamentos, documentação de processo, assistencia técnica e mapeamento de performance dos produtos comercializados;
Monitorar as ações de contenção, junto à equipe da qualidade, para os casos de não conformidade detectadas internamente e/ou no cliente final, recebendo informações quanto ao problema, impedindo a liberação de produtos do mesmo lote, bem como definindo ações corretivas, a fim de evitar reincidência do problema.
Responder por processos de solicitações de garantia, efetuando as analises necessárias, acompanhando os retrabalhos onde aplicável e aprovando os relatórios técnicos destinados aos clientes dentro do prazo e procedimento padrão.
Garantir que os instrumentos de medição e ensaios estejam disponíveis e rigorosamente adequados, conforme procedimentos pertinentes.
Compilar informações relevantes à qualidade, para fins de análise de tendências, visando a melhoria contínua nos produtos e processos internos.
Enviar amostras a laboratórios, para a devida avaliação, recolhendo e/ou liderando o recolhimento de amostras dos lotes recebidos dos fornecedores.
Garantir o alinhamento da equipe, atendendo às normas estabelecidas e instruções fornecidas por seus superiores imediatos, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos definidos e melhor atendimento ao cliente interno e externo.
Buscar a melhoria contínua dos serviços e processos inerentes à sua área de atuação, mantendo-se atualizado quanto às tendências, novas ferramentas e tecnologias disponíveis.
Preparar e acompanhar treinamentos para conscientização necessária à qualidade.
Realizar outras atividades profissionais correlatas e inerentes ao cargo exercido, conforme orientação de superiores.